Histórico

A Fundação Alpha, instituída em 01/12/1980, foi oficialmente aprovada em 12 de maio de 1981, ocupando de início a sala 01 da Estação Rodoferroviária, cedida pela URBS, permanecendo até meados de 1983 quando mudou-se para a Rua Lourenço Pinto nº 375, sala 11, cedida pelo IPPUC. Em 1985 mudou-se para a Av. Mal. Deodoro nº 252, conjunto 802 e em 1990 a Fundação fez a aquisição da sua sede própria, na Rua Comendador Macedo nº 39, 9º andar.

• A primeira diretoria foi empossada em 11/02/1982, composta por:
    • Alberto Maia da Rocha Paranhos - Presidente
    • Kanitar Aymoré Sabóia Cordeiro - Diretor Financeiro
    • José Eugenio Zeni - Diretor Administrativo
  • Em janeiro de 1983 ocorreram as primeiras contribuições mensais.
  • Seu logotipo foi escolhido por eleição no dia 25/03/1983.
  • A primeira suplementação de pensão foi paga em Maio/1985.
  • A primeira aposentadoria por invalidez foi paga em Agosto/1985.
  • Em 1991 houve a devolução das reservas de poupança aos participantes do IPPUC, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, tendo em vista mudança de regime CLT para Estatutário.
  • Em 28 de julho de 1999, foi aprovado a implantação do novo plano de Contribuição Variável "BETA". A migração do plano de Benefício Definido para o novo plano atingiu 100% dos participantes ativos e assistidos da Fundação.
  • Em janeiro de 2000, iniciaram as contribuições para o novo plano. Neste mesmo ano, a Fundação Alpha passou a disponibilizar na Internet informações gerais por meio do endereço eletrônico - www.fundacaoalpha.org.br